Guaramiranga – Um Paraíso deixado por Deus aqui na Terra…

A Serra de Guaramiranga-CE é mesmo um lugar encantador. Venho há cerca de 10 anos para esta região do estado do Ceará, durante o carnaval, tanto para fazer uma espécie de retiro, quanto para curtir o Jazz do Festival de Jazz & Blues que acontece na pequena cidade, mas que atrai milhares de pessoas para cá. A serra é muito bem preservada e a temperatura gira em torno de 20 graus. A floresta é exuberante, com árvores frutíferas e frondosas. Acorda-se com o aroma da floresta e com o magnífico canto dos pássaros silvestres. Isso é mesmo o que eu chamo de paz. E para completar, ainda pega internet 3G por aqui, de modo que posso enviar um pouco da paisagem idílica que temos por aqui:


IMG_9233

Acima: A nossa casa ( do meu amigo Haroldo Ribeiro ) na serra de guaramiranga

IMG_9255

Aqui, a natureza se expressa de modo como poucas vezes vista…
IMG_9314

Atinge-se o que mais o ser humano deseja: PAZ !

IMG_9344

A harmonia, o silêncio das matas vírgens só é quebrado pelo canto dos pássaros ou dos animais domésticos…

IMG_9362

IMG_9235

Pode-se ler um livro debaixo de uma árvore e apreciar o ar puro…

IMG_9241

Levar uma vida em contato com a natureza…

IMG_9249

IMG_9284

IMG_9380

IMG_9384

IMG_9266

IMG_9325

E ainda poder gozar dos confortos da vida moderna em harmonia com a natureza…

IMG_9376


Fotos: Dihelson Mendonça

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=4400

Postado por em 21 fev 2009, 04:59. Arquivado em diversas. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

10 Comentários para “Guaramiranga – Um Paraíso deixado por Deus aqui na Terra…”

  1. jose nilton mariano saraiva

    Prezado Morais,

    Por favor, mande fazer ou confeccionar – URGENTE – uma placa, em letras garrafais, a ser pregada na parede externa (de rua)da casa do Dihelson, lá na Vilalta, com os seguintes dizeres:
    “Aqui MOROU Dihelson Mendonça, grande pianista cratense, arrebatado do nosso convívio pela benquerença dos amigos de Guaramiranga”.
    Ou você acha MESMO que o “home”, privando de uma mordomia dessas, patrocinada pelo Haroldo e a Sílvia, vai querer mais papo com a pobre cidade do Crato, o BlogodoCrato e outras coisas mais ???
    Como diria o mundano colunista social, é mais fácil o mar secar, galinha criar dentes, elefante voar e cobra andar de quatro…
    Imagine-o (e não tenha vergonha de ficar com inveja) deitado numa confortável rede naquela varanda espetacular, com um visual fabuloso daqueles à sua frente, sorvendo pausadamente uma “loura suada”, tirando gosto com o que há de mais requintado e desfrutando do papo agradável dos anfitriões.
    Voltar pro Crato ???
    Tá doido, macho véi !!!
    ME ESQUEÇAM !!!

  2. Claude Bloc

    Dihelson,

    Afffffffffff! que inveja boa!
    Você está no paraíso, não percebeu?
    Quem dera eu também fosse… mas vou me contentar em fazer meu artigo científico e tentar me sentir igualzinha a você ai? Será que consigo? (rindo muito aqui)

    Abraço a você a ao casal.

    Claude

  3. Pachelly Jamacaru

    Claude bem definiu, que inveja boa danada home! Curta bastante amigo!
    Abraço

  4. Socorro Moreira

    Vais ficar no paraíso ou voltas para o púrgatório ?
    Decida !
    As férias da Rádio Chapada estão muito prolongadas… Bote essa rádio, no ar !

    Beijo saudoso !

  5. Dihelson Mendonça

    Amigos, são 17:53 no momento em que escrevo estas linhas. Está escurecendo, e a natureza é viva com tantos cantos de pássaros silvestres que nunca vi na minha vida. Agora mesmo, vi um pássaro verde escuro, com cabeça vervelho-rubro e o topo da cabeça preta. Algo realmente fantástico. Também aqui na varanda nesses jarros dependurados de orquídeas, existe um ninho de vem-vem. Eles são tão dóceis que não se importam com a presença humana. O Haroldo cria um Sabiá que mora na floresta. Ele assobia e o Sabiá vem para a mão dele e ele beija o pássaro, que não tem qualquer medo do ser humano. Nunca tinha visto isso na minha vida. Tenho umas fotos feitas com telefone celular sobre isso, que deverei postar aqui depois.

    Amigo Morais, o ritmo aqui é frenético, são umas 10 pessoas, muitos quartos para cada casal, e o dia todo nos entretemos em churrascos, lazanhas, Foundi ( onde cada pessoa possui um espetinho e vai colocando em fogareiros sobre a mesa com vários tipos de molhos. Conversas mil, alegria e paz. Banhos de bica ou açude, banhos de sol… e sempre o som ligado aqui na varanda, tocando música de qualidade, da Rádio Chapada ( eu trouxe um computador pra cá ). De modo que de música estamos bem servidos, cerca de 45.000 delas. Hoje choveu belamente por aqui, a temperatura é de 15 graus. Todos têm agasalhos, e à noite vários músicos do Festival que vieram de Salvador e São Paulo vêm nos fazer uma visita e tocar, até porque esqueci de dizer, ali na sala, existem 2 pianos e violões nos esperando…até a cantora Ana Canário e seu marido pianista Edson Távora estão aqui conosco. E sobre a rede na varanda, é verdade, Morais, nada melhor do que deitar naquele rede branca ali e ler os livros que eu trouxe sem ser importunado pelos telefones ( apesar de que pega todos os celulares por aqui, mas preferimos deixá-los desligados, rs rs rs ).

    Amanhã farei um tour até o pico alto, bem perto daqui, para fazer umas fotos. Essa amostra aí é pequena, comparada às quase 200 fotos que já fiz de coisas exóticas que encontrei por aqui…

    Abraços a todos,
    Gostaria que vcs estivessem aqui para testemunharem a exuberância deste lugar fantástico. um paraíso!

  6. jose nilton mariano saraiva

    Prezado Dihelson.

    Só para lembrar: o Morais vai ficar chateado por você ter tomado a nossa provocação, como se de autoria dele fosse.
    Aliás, por qual razão ele ainda não se pronunciou ao ver fotos tão belas; será que não está acessando o blog nesses dias ??? Estará em retiro espiritual lá na Várzea Alegre ??? Ou, quem sabe, aí por Guaramiranga, devidamente disfarçado, vigiando-o ???
    O certo é que o “home” sumiu do mapa, desapareceu, escafedeu-se.
    Alô, alô, Morais, por onde andas ???

  7. Amigo Jose Nilton.

    Estou em Varzea-Alegre. Com uma dificuldade danada de acessar o Blog do Crato. Só agora consegui. Na verdade as fotos são extremamente bonitas. O Dihelson merece este descanso e essas ferias. Quando ele retornar iremos a Varzea-Alegre e ele vai fotografar os nossos arrozais aí o amigo vai ver o que bonito.
    Um grande abraços pra todos.

  8. Sr. Dihelson, poderia me informar qual é a companhi de internet 3G que “pega” em Guaramiranga??? Tim, Claro ou Oi???
    Meu email é nairtonfalcao@gmail.com

  9. Sr. Dihelson..poderia me informar qual companhia de internet 3G “pega” em Guaramiranga? Claro, TIM ou Oi??
    Meu email de contato é nairtonfalcao@gmail.com

  10. Ana Rotheia

    Não Existe Serra de Guaramiranga

    Senhores,
    Parabéns pelo BLOG da nossa querida cidade do CRATO. A foto de hoje, Igreja + CASARIO + CHAPADA ficou super linda!!!
    A matéria sobre Guaramiranga contém erros. Não existe Serra de Guaramiranga e sim Serra de Baturité. O modismo, os novos ricos, os falsos Ambientalistas exaltaram as belezas naturais da SERRA de Baturité e esqueceu a realização, da educação ambiental, pesquisas técnicas para reflorestamento com plantas nativas, conservação do solo degradado, recuperação das grotas e Olhos d’água… Introduziram plantas exóticas, animais exóticos, o crack, a prostituição e o homo feminino e masculino. Na madrugada de 21 para 22 deste, roubaram a minha eletro – bomba, que irriga as plantas ornamentais dos oito chalés existentes no sítio Bom Sucesso. Onde o paraíso? Acabaram. A Especulação imobiliária e a falta de educação ambiental no rol das causas.
    Sou Cratense, nascido na Rua Dr. João Pessoa, e há quatro décadas por dever profissional frequentando a Serra de Baturité, especificamente meu sítio Bom Sucesso, na área urbana da cidadezinha de Guaramiranga, Serra de Baturité, Cordão Central do Ceará.
    Digo sem medo de erro e / ou bairrismo: a Chapada do Araripe é muito mais bonita e oferece atrações maiores, incontáveis, do que a pequenina Serra de Baturité [35.000 ha]. Acontece que tudo que se encontra próximo ao litoral, 109 km, tem um realce especial, vide a nossa história, só se produzia açúcar até 60 km do mar… Era LEI da Coroa Portuguesa…
    Renovo minha mensagem de otimismo e de parabéns ao pessoal do BLOG. Meu sonho é voltar às origens morar do Grangeiro para cima.
    Obs. Uso a CLARO com relativo sucesso para acessar a Internet.
    Fco. Augusto de Araújo Lima – Eng. º Agr° sítio Bom Sucesso, Guaramiranga, Serra de Baturité
    genealogia@faamiliascearenses.com.br ou plantasnativas@rapix.com.br

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -