Resgate de Tradição – Igreja cobre imagens sacras na Quaresma

Quaresma

Os panos roxos são um sacrifício. Estão cobertas as imagens de Jesus Cristo, Sra. Auxiliadora e D. Bosco (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS). O padre José Cezar Rodrigues, de Juazeiro do Norte, resgatou a tradição católica esquecida há algum tempo. Juazeiro do Norte. Cobrir imagens de santos é um costume antigo, que até duas décadas atrás era possível se ver em algumas casas da região. No entanto, hoje, cada vez mais é difícil ver esta tradição no Cariri. Porém, em uma das igrejas de Juazeiro do Norte, o costume da antiga tradição católica está sendo resgatado. Todas as imagens estão cobertas desde a Quarta-Feira de Cinzas com um pano roxo. O padre José Cezar Rodrigues, pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Salesiano, no município juazeirense, resolveu trazer à lembrança aos fiéis. “Até as crianças estranham a tradição antiga. Perguntam porque os santos estão cobertos e então explico”, diz ele. Mesmo não tendo sido seguido por outros párocos, ele afirma que essa foi uma decisão isolada. Muitos fiéis apóiam a iniciativa, lembrando da importância do resgate das tradições religiosas. O padre lembra que, desde o início da Igreja, a partir do Concílio de Trento, houve a iniciativa de estabelecer algumas normas como, por exemplo, os padres rezarem a missa de costas, em latim, os fiéis cobrirem as imagens dos santos na Quaresma e até se vestirem de sacos em forma de sacrifício ou de penitência. Ele lembra o sacrifício de Jesus no deserto, sofrendo pelos pecadores. “Então os santos estão vivendo essa paixão e morte de Jesus e nós temos que ter essa sintonia”, diz o padre. Durante esse período é comum as pessoas, conforme o padre, buscarem o acolhimento.

Confissão

Os tradicionalistas também escolhem esse período para vivenciarem alguns costumes, como, por exemplo, o da confissão. Há pessoas que procuram o padre para se confessarem durante essa época do ano. Romeiros do Padre Cícero de vários lugares vêm a Juazeiro nesse período para a confissão. A esmola, o jejum e a oração também são comuns. Mas os tempos mudaram, e o padre lembra do Concílio Vaticano II, no qual algumas práticas foram retiradas, com a renovação da Igreja. Mas a opção é de cada um, segundo ele, até de rezar missa em latim. “Não faço isso porque não sei latim”, afirma o sacerdote. Padre Cezar diz que essa não é uma medida de retrocesso, mas de lembrar para as pessoas do momento de penitência. Ele disse que não precisou pedir ao bispo para cobrir as imagens. Já o bispo diocesano, dom Fernando Panico, disse que essa não é uma orientação da Diocese. Para ele, parte de uma questão de bom senso.

Sacrifício
Os panos roxos lembram o sacrifício. No altar da igreja estão cobertas as imagens de Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco. Nas laterais da igreja mais quatro capelas estão com as imagens cobertas. “Em todas as missas venho explicando para os fiéis o sentido dessa tradição”, ressalta o pároco. Grande parte das casas da Rua do Horto adotam essa tradição, que segue até a Páscoa. O costume normalmente deve ser iniciado no quinto Domingo da Quaresma ou no Primeiro Domingo da Paixão. O sentimento de cobrir as imagens sacras fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Jesus Cristo. As cobertas deverão ser retiradas do altar após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa.

Elizângela Santos
Repórter

VALORES

“Então os santos estão vivendo essa paixão e morte de Jesus e nós temos que ter essa sintonia”.
José Cezar Rodrigues
Pároco do Sagrado Coração

“Faz muitos anos que deixaram de cobrir os santos. É uma obrigação da igreja”.
Maria Valdeci Farias Sales
Dona de casa

“É muito importante esse resgate da igreja, porque estamos perdendo os nossos valores”.
Francisco Taveira
Comerciante e industrial

Mais informações:
Santuário do Sagrado
Coração de Jesus
Avenida Padre Cícero, 1440
Salesiano
(88) 3511.2518

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Foto adicional: website jmvalferrarede.blogspot.com

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=4510

Postado por em 5 mar 2009, 03:06. Arquivado em diversas. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

1 Comentário para “Resgate de Tradição – Igreja cobre imagens sacras na Quaresma”

  1. Adorei essa reportagem, parabéns Elisângela.
    Um abraço
    Teresa Abath
    Brasília-DF

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -