Você sabe a diferença de AMIGO, COLEGA e apenas CONHECIDO ?


Quantos AMIGOS você tem mesmo ? Veja este texto…

Você sabe diferenciar o verdadeiro Amigo do “Colega” e do “conhecido” ? Não ?
Quantos amigos você possui DE VERDADE ? Já parou pra pensar ?

Se você observar bem, verá que seus amigos de verdade, se contados, cabem na palma da sua mão, quando muito. A amizade é um bem precioso, e um amigo de verdade deve ser sempre preservado. Cada um tem a sua própria forma de entender sentimentos como “amor” e “amizade”. Eu não confundo amizade com troca de favores. Tem gente que tem amigos, pensando em fazer algo de bom, na esperança que essa pessoa um dia possa lhe retribuir oum favor. Tem gente até que INVESTE nas amizades, como se fosse uma bolsa de valores, cobrindo o outro de presentinhos, mimando, aguardando para dar o “bote” como uma cobra num buraco. Isso não é amizade! Amizade jamais pode se basear na troca de favores, na troca de benefícios, e pior ainda no tráfico de influências.

- Tem gente que só quer ser seu amigo para lhe pedir coisas ( Esses são os piores )
- Tem gente que não tendo o que te pedir, rouba-te o tempo e a paciência.
- Tem gente que se faz de amigo, te trata cordialmente, mas nunca precise dele…
- Tem gente que vê você uma só vez e este já acha que te pode pedir favores
- Tem gente que faz amizade até com a sua família para garantir a amizade
- Tem amigo que só te procura na hora da necessidade, e sabe ser gentil, mas quando não precisa de você, te trata com desdém, … é amizade de lua. Apenas quando precisa.

Ou seja, existem inúmeros casos. Nenhuma pessoa dessas aí da lista é sua amiga de fato. A amizade é o bem mais precioso que temos nesta terra. É a solidariedade de um ser humano para com o outro. Nunca confunda um amigo com um colega!. Os colegas são pessoas que você conhece, possuem até vínculos de muitos anos, mas a amizade não frutificou. Não há vínculos maiores, nem uma preocupação com o estado geral do próximo. O Conhecido, esse é que é distante! É uma pessoa que você mal conhece e que você trata cordialmente e é tratado da mesma forma.

Tem gente também muito melindrosa que se faz de amigo. Desconfie de todo amigo que quer terminar uma amizade por causa de uma desavença! As verdadeiras amizades resistem às mais duras tempestades, sem prejuízos. Aqueles que fazem a amizade ser tão frágil a ponto de não resistirem a uma simples crítica, discussão ou até uma coisa mais séria, é porque na verdade, nunca foram seus amigos de verdade. São pessoas falsas. Os grandes amigos podem até brigar e passar muitos anos sem se falarem, mas existe todo um querer bem, de cuidar, de desejar que não aconteça nada com o outro, de velar…e depois voltam a amizade.

Então, começe a diferenciar quem são seus verdadeiros amigos!
Saiba diferenciar o AMIGO, do COLEGA, e do CONHECIDO.
Pegue uma folha de papel, e anote o nome de todos os seus verdadeiros amigos.

Como identificar um amigo:

01 – Dizem que a melhor forma de identificar um verdadeiro amigo, é pedindo algum dinheiro emprestado. Parece engraçado, mas isso tem muito a ver. Se a pessoa sabidamente tiver dinheiro e for teu amigo, ela não pestanejará em emprestar.

02 – Vá fazer compras com seu “amigo”, e peça pra colocar a sua compra no cartão de crédito dele. Observe o PULO que ele der…rs rs

03 – O verdaeiro amigo não é somente o que te elogia. Pelo contrário, os babões te elogiam para extrair mais ainda. Os grandes amigos te criticam, para que não caias no precipício.

04 – O verdadeiro amigo é aquele que você pode ligar às 3 horas da manhã com o carro quebrado, num local perigoso, e ele vai até lá te socorrer, mesmo numa noite de chuva…

05 – O verdadeiro amigo é aquele em que quando você estiver doente e sem família, ele ficará contigo no hospital noite acordado, mesmo sabendo que não vai dar para trabalhar no dia seguinte…

06 – O verdadeiro amigo é aquele que te conhece tão bem, que se você entrar numa briga com alguém, ele já fica do seu lado e apanha junto com você.

07 – O verdadeiro amigo, é o que te conhece tão bem, que sabe que nunca vai te pedir nada emprestado, apesar de você oferecer.

08 – O verdadeiro amigo cede a sua própria cama para você dormir e vai dormir no chão

09 – O grande amigo é capaz de te doar um RIM

10 – O verdadeiro amigo é aquele que sabendo todos os seus gostos, ao passar por uma vitrine, e vê uma coisa que poderia te agradar, compra pra você mesmo sabendo que dificilmente você pagará.

11 – O verdadeiro amigo, é aquele que depois de você aprontar todas as sacanagens, ele te perdoará, e ainda permanecerá teu amigo.

12 – O Maior amigo é aquele em que se alguém atirar contra você, ele se interpõe entre você e a bala, para que você não seja atingido.

Com base nisso, pense nos seus amigos e conte quantos deles seria capaz de preencher todos esses requisitos, e você saberá quantos amigos possui. É preciso também não confundir a LEALDADE. Lealdade, mesmo entre grandes amigos, só pode ser com uns poucos. Por exemplo, você tem 2 amigos que se detestam. Você não poderá ser leal aos dois. Você poderá ser até mais amigo de um, mas Lealdade só poderá ser a um só.

Pense nisso, antes de sair por aí chamando todo mundo de “Meu Amigo”. Amigo mesmo, a gente tem muito poucos…

E aí, quantos amigos você tem ?

Por: Dihelson Mendonça

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=5626

Postado por em 15 jun 2009, 20:18. Arquivado em diversas. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

5 Comentários para “Você sabe a diferença de AMIGO, COLEGA e apenas CONHECIDO ?”

  1. José do Vale Pinheiro Feitosa

    E mais uma nota de Zé do Contra. Dihelson em sua juventude dos 42 anos imagina criar um roteiro para classificar quem o rodeia. Nunca o conseguirá de fato, talvez consiga classificar muita gente, mas o sistema de classificação logo sofrerá os distúrbios da vida e nela descubrirá pessoas interessantes, pessoas chatas, outras raivosas, tantas alegres, pois gente não é definitivamente coisa alguma. Nós somos um monte de transformações numa realidade também mutável. Talvez, me corrigindo, ele consiga classificar para determinado momento da vida, para algumas missões, mas nunca para determinar as pessoas. Elas são indeterminadas em razão do espaço e do tempo. Claro que nisso o próprio Dihelson.

  2. Dihelson Mendonça

    Não estou falando de pessoas circunstanciais e suas relações efêmeras. Estou falando de conceitos maiores, como CARÁTER, AMIZADE, LEALDADE… Coisas que são os verdadeiros pilares das relações humanas, e subsistem por toda uma vida em comum.

    Reitero o que eu disse no texto: É preciso não confundir as verdadeiras e grandes amizades, com os eventuais Colegas, e tampouco com os conhecidos.

    Saber diferenciar isso, já é um dos maiores passos para o bem-estar do ser humano em sua vida terrena.

    "A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."

    Platão

    Dihelson Mendonça

  3. Querido Dihelson,
    Me permita assim o chamar, pois você é aquela pessoa que tranmite um carisma a flor da pele.
    Me apaixonei pela sua música e você veio junto, como um premio.
    Apreciei o seu texto que por coincidencia, tinha eu ontem postado um poema para a nossa AMIGA Socorro Moreira de autoria de Françoise Hardy, intitulado AMIZADE. Vá lá conferir…
    Como me identifico em algumas das suas conotações, posso assim me despedir.

    Da amiga
    Edilma Rocha

  4. Caro Dhielson,
    E quando o "amigo" dá um calote quando pede emprestado? Não se empresta dinheiro, mulher e carro.

  5. Dihelson Mendonça

    AMIGA Edilma,

    E essa frase faz toda a diferença do mundo, porque a gente sabe quem são dos nossos, e até que ponto pode-se chamar alguém de amigo.

    Olha, sem querer parecer esotérico, mas a gente conhece o amigo só pelo olhar, por uma frase dita.

    Como diria Freud:

    "Quando Pedro fala sobre paulo, eu sei mais sobre Pedro, do que sobre Paulo". As coisinhas do dia-a-dia, os muitos "porquês"… os pensamentos por trás das frases, as malícias, as gentilezas, as tentativas de aparecer, de enganar as pessoas…tudo isso qualquer um pode notar.

    Respondendo ao nosso colega Nathanli, é muito engraçada essa situação, Nathanli, porque os verdadeiros amigos não te dão calote. Podem até ficar um tempo sem pagar, mas na amizade, há de tudo de compensar.

    Alguém que se diz teu amigo, e é caloteiro, mau-caráter, desonesto ( para contigo, pode ser para o resto do mundo ), esse não pode ser teu amigo. Esse é teu inimigo.

    E existem amigos ocultos e inimigos ocultos. Os piores inimigos são os que se fazem de amigos para melhor te sugar. São pessoas que te cercam, te bajulam e até te dão presentes, mas saiba que para eles, nada sai de graça.

    Distancie-se dessa gente!!!

    Amigos existem poucos, mas as amizades nascem dos contatos. Um conhecido passa a ser um colega, e este pode se tornar um bom amigo. Nunca despreze ninguém, pois até um inimigo declarado, pode te salvar na hora em que mais necessita, quando aqueles que você pensava serem seus amigos, na hora "H" falham…

    Eu não pretendo ser nenhum "expert" em amizade, e muita coisa do que aqui expus, outros já disseram e de forma melhor, mas stou alinhado com o pensamento deles sobre a amizade.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -