A regulamentação dos diplomas do Mercosul. Por Darlan Reis Jr

A CAPES divulgou a regulamentação do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Acadêmicos para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul. Já havia escrito anteriormente aqui no blog sobre a proliferação de cursos pós-graduação stricto sensu que não eram reconhecidos pela CAPES , o que impedia a sua utilização como titulação nas universidades brasileiras. Apesar disso, várias empresas do comércio de cursos, apresentam propagandas sobre as facilidades em se cursar a pós-graduação em outros países do MERCOSUL, com aulas de doutorado apenas durante as férias escolares e outros cursos com funcionamento similar.
As pessoas tem o direito de estudar onde quiserem, ou lhes for possível. No entanto, tem que saber os riscos de certos programas de pós-graduação no exterior que só podem ter validade no Brasil se os títulos forem revalidados por universidade que tenha o mesmo curso no país e que este curso seja reconhecido pela CAPES.
Como o criador do blog do Crato já pediu para não incluirmos links aqui, coloco o endereço sem o link para quem quiser acessar o conteúdo da notícia, divulgada pela Assessoria de Imprensa da CAPES.
http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3414-admissao-de-diplomas-de-mercosul-tem-nova-regulamentacao

Eis a matéria:

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes
Quinta, 10 de Dezembro de 2009 17:16
“Apenas estrangeiros que venham lecionar no Brasil terão o benefício da admissão de títulos e graus acadêmicos obtidos em países partes do Mercosul. Essa é uma das decisões da reunião do Conselho Mercado Comum (CMC), que aconteceu nesta segunda-feira, 7, em Montevidéu, Uruguai.
Durante o encontro, foi aprovada a Decisão 29/09, que aprova a regulamentação do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Acadêmicos para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul.
Com essa regulamentação, o acordo somente surtirá efeito para estrangeiros provenientes dos demais países do Bloco, que venham a lecionar no Brasil. Os brasileiros não poderão se valer desse acordo para evitar os trâmites de revalidação de diplomas previstos na legislação brasileira.
O artigo 2, denominado “Da Nacionalidade”, trata do tema e explica que “a admissão de títulos e graus acadêmicos, para os fins do Acordo, não se aplica aos nacionais do país onde sejam realizadas as atividades de docência e de pesquisa”.”


URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=9809

Postado por em 11 dez 2009, 20:33. Arquivado em diversas. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

5 Comentários para “A regulamentação dos diplomas do Mercosul. Por Darlan Reis Jr”

  1. Caro Prof. Darlan,
    Muito oportuna sua postagem. Muitas pessoas, fora da URCA, têm me perguntado sobre isto. Vou repassá-la.
    Gratos

  2. Darlan O. Reis Jr.

    Prezado Zé Nilton, o que acontece é que alguns professores no Brasil vão até a Argentina ou ao Paraguai e cursam doutorados que precisam ser revalidados no Brasil. O que acontece é que alguns tentam não ter que revalidar os diplomas nas universidades brasileiras e mesmo assim querem que seus diplomas sejam reconhecidos.
    Como a revalidação é negada para muitos desses cursos fora, esses professores alegavam que os cursos eram no Mercosul e que portanto, os acordos abriam essa possibilidade.
    A CAPES informou por diversas vezes que isso não era possível e agora apresenta essa informação.
    Abraços.

  3. João Paulo Fernandes

    É o fim do doutorado paraguaio!

  4. Wellington Ribeiro Justo

    Prezado Darlan,
    O mais incrível é que "instituições de ensino superior públicas" permitam que professores se ausentem de sala de aula prejudicando os alunos para cursarem este tipo de "´doutorado".

  5. Darlan O. Reis Jr.

    Prof. Wellington, que eu saiba em algumas dessas IES, os professores não são liberados não. Eles vão em suas férias…

    Como teve muita greve em algumas IES, aí deu problema, porque tinha aula do "doutorado" nas férias argentinas, só que no Brasil tava tendo aula…

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

dezembro 2009
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2014

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -