O Excelente Exemplo Deixado Pelo "Velho do Caldo" – Por Luiz Claudio Brito de Lima


Desde a primeira vez em que tive a honra e a oportunidade de escrever nesse canal, disserto à respeito da importância do exemplo, da contribuição que devemos nos preocupar em deixar, da semente do bem que há de ser plantada por cada um de nós, pois o terreno para o crescimento sadio e edificante encontrar-se-á na conduta, na forma com que cada um faz da sua vida um bem coletivo. As palavras por vezes se perdem no tempo, os atos não , esses permanecem, tornam-se incrustados na alma, na memória, na vida daqueles que a sentiram, presenciaram. Somos capazes de esquecer, por exemplo,quando em sala de aula o mestre, achando que não nos comportamos adequadamente, nos critica em público na frente dos outros colegas, mais não esquecemos de forma alguma quando assistimos esse mesmo mestre, fora das salas de aula, dedicar-se com amor e carinho a sua família, quando abraça seu filho e o protege contra todos.

Domingo, 7 de fevereiro de 2010, o Crato restou mais triste, o Estado do Ceara mais cabisbaixo , perdemos de nossa convívio um dos filhos mais ilustre, abnegado, dedicado, dotado de uma fé inabalável, um homem que tive a honra de conhecer, e essa oportunidade me foi conferida antes mesmo de ficar ele enfermo,conheci quando eu era muito jovem ainda, foi-se o “velho do caldo”, ou o Sr. José, uma pessoa que dedicou sua vida inteira ao trabalho, a família, possibilitando a toda prole meios para manter-se, ensinando a arte da labuta, do respeito, da perseverança, da dedicação em tudo que fez. O que o “velho do caldo” pregou no Crato, refletiu em todo o Estado, em todo o nordeste, e até em outras regiões, lembro uma oportunidade em que estive em um restaurante em São Paulo, e o seu proprietário ao saber da minha origem cearense, e especialmente Cratense, disse-me que na minha cidade havia conhecido e tomado um caldo inesquecível, e para minha surpresa, foi justamente no “velho do caldo” . Dificilmente encontraremos alguém que não tenha conhecido o Sr. Jose, que não lhe tenha admirado.

A convivência permite uma serie de sentimentos, respeito, aprendizagem, dedicação, amor, cumplicidade, e essa harmonia faz-se no dia a dia, no acordar, no presenciar os primeiros raios do sol, na possibilidade única de viver, e essa experiência é permeada em todo momento por exemplos que nos deparamos e pretendemos então seguir. Saiba Sr José o seu exemplo foi deixado, sua semente lançada, o terreno fértil e prospero permitirá não somente a sua abençoada família, que comporta-se da maneira como o senhor ensinou, mais com certeza será seguida por todos aqueles que lhe conheceram, que viram sua garra, determinação, humildade e acima de tudo amor pela vida. A sua partida deixa um grande vazio em nossos corações, todavia, ao mesmo tempo enche de esperança o coração do ser humano, os nossos corações, pois aprendemos com o seu exemplo que vale a pena lutar, trabalhar e acreditar naquilo que fazemos.

O Crato perde um grande homem, porém, ao mesmo tempo nos ensina que o exemplo por ele deixado deve ser seguido, perseguido, e colocado em pratica por todos nós, o que nos resta é rogar a DEUS nosso pai, que receba em seus braços o “velho do caldo”, ou o Sr. Jose, que lá de cima ele nos envie vibrações positivas e ensinamentos que a força do trabalho é tudo em nossa vida, que JESUS esteja contigo.

Por Luiz Claudio Brito de Lima

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=10946

Postado por em 9 fev 2010, 20:42. Arquivado em diversas. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

6 Comentários para “O Excelente Exemplo Deixado Pelo "Velho do Caldo" – Por Luiz Claudio Brito de Lima”

  1. Magali de Figueiredo Esmeraldo

    Luis Cláudio,

    Seu texto está muito bom. Parabéns pela bonita homenagem.
    Desejo a você um bom retorno e por favor, não demore tanto a postar.
    Atenciosamente

    Magali

  2. Luiz Claudio Brito de Lima

    Querida Magali, mais uma vez obrigado pela gentileza em comentar o meu singelo texto, é sempre uma honra receber seus elogios.Fique tranquila que tentarei postar com mais frequencia.Abraços no meu querido amigo Carlos.Luiz Claudio Brito de Lima

  3. Parabéns pelo texto e pela merecida homenagem. Lembro-me do seu José, "o Velho do caldo" desde a minha adolecência quando iniciei o namoro com a minha esposa Verônica, no ano de 1982, que em várias oportunidades, em companhia de alguns amigos, íamos a palhoça do "velho do Caldo" tomar uma bebidinha tirando o gosto com o tradicional caldo. Acompanhado de um atendimento todo especial do seu José, homem simples, honesto, respeitador e de muitos outros predicados. Sem sombra de dúvidas, nos deixa muitas saudades, que Deus o tenha no seu lugar merecido. Aos familiares do seu José, minhas condolências, que Deus fortaleça a todos nesse momento difício.

    J.TAVARES – FORTALEZA-CE.

  4. Parabéns pelo texto e pela merecida homenagem. Lembro-me do seu José, "o Velho do caldo" desde a minha adolecência quando iniciei o namoro com a minha esposa Verônica, no ano de 1982, que em várias oportunidades, em companhia de alguns amigos, íamos a palhoça do "velho do Caldo" tomar uma bebidinha tirando o gosto com o tradicional caldo. Acompanhado de um atendimento todo especial do seu José, homem simples, honesto, respeitador e de muitos outros predicados. Sem sombra de dúvidas, nos deixa muitas saudades, que Deus o tenha no seu lugar merecido. Aos familiares do seu José, minhas condolências, que Deus fortaleça a todos nesse momento difício.

    J.TAVARES – FORTALEZA-CE.

  5. Parabéns Luiz Cládio, Seu texto está muito bom!!!
    Linda homenagem que você fez ao meu avô!
    Em nome da família, agredeço os sentimentos…

    Natalia Feitosa- Crato-CE

  6. José Carlos de Santana

    conheci ( O velho do Caldo ) desde a minha infância, homem bom honesto e admirável, levou o nome do Crato para grande parte do País, acho que já era tempo das nossas autoridades, fazer-lhe grandes homenagens…

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

fevereiro 2010
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2014

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -