A ética na política brasileira – Kélen Cristina de Oliveira

Etica1O Brasil é conhecido internacionalmente por ser um país onde prevalece “o jeitinho brasileiro”, ou seja, o povo brasileiro é caracterizado pelos acordos informais, cujo objetivo é exclusivamente a obtenção de vantagens pessoais. A política brasileira não está excluída desse conceito, onde a ética e a honestidade simplesmente não existem. Os políticos aparecem constantemente na mídia, envolvidos em escândalos por desvio de dinheiro público, tais como pagamento de propina, fraude de licitação, trafico de influência etc. O dinheiro desviado poderia ter sido utilizado na construção de escolas, hospitais, presídios, centro de recuperação para dependentes químicos etc; contudo, esse dinheiro nas mãos de políticos desonestos dá origem a verdadeiros elefantes brancos, como obras arquitetônicas sem finalidade alguma para o desenvolvimento da sociedade; ou viram verdadeiros castelos de propriedade de algum senador ou deputado, que sequer menciona o imóvel no imposto de renda.

A grande questão, é que esses políticos criminosos e evidentemente sem ética andam livremente pelos tribunais, sem punição adequada e sem indenizar o povo brasileiro pelos desvios das verbas publicas. E o que é pior, ainda gozam de diversos privilégios, tais como prerrogativa de função e a utilização de “habeas corpus” preventivo ao depor em alguma CPI. O povo, especialmente as pessoas mais carentes, esquece rapidamente a falta de ética e a conduta criminosa dos políticos, que serão novamente reeleitos. A família carente, não está preocupada com a questão ética na política, sua maior preocupação é alimentar a família com uma renda extremamente baixa, por isso troca seu voto por algum tipo de vantagem econômica. A formação da família no contexto ético pode influenciar diretamente na política, pois os eleitores conscientes elegerão políticos mais éticos. Mas antes dessa transformação é preciso amenizar a fome, tendo em vista que um indivíduo faminto, pouco importa com a questão ética ou de onde veio o dinheiro para sanar a fome de sua família. A aplicação eficaz da ética na política brasileira está longe de ser uma realidade, porém, cada indivíduo deve fazer a sua parte, haja visto que as grandes mudanças, começam de pequenas atitudes.

Kélen Cristina de Oliveira
Discente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Paranaíba/MS. Estagiária do Ministério Público Estadual.

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=27599

Postado por em 17 set 2010, 15:59. Arquivado em Artigos. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

5 Comentários para “A ética na política brasileira – Kélen Cristina de Oliveira”

  1. no texto não foi escrito o que se refere o tema e uso uma linguagem errada “jeitinho brasileiro” o que é isso por favor tente fazer m texto melhor da proxima vez :(

  2. Amo liberdade de expressão……..

  3. Márcio R. Silva

    Nota 10. Precisamos falar dessa realidade. Vou escrever meu TCC sobre a ética na administração pública,
    se vc tiver material sobre o tema me envie. Parabéns.

  4. Adorei a forma simples e objetiva que escreveu o texto.Propiciou uma leitura prazerosa e desprendida das exigencias do sistema!JEITINHO BRASILEIRO,MESMO!!!!

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!



300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -