Notícias da URCA – Universidade Regional do Cariri – Dia 22 de Outubro de 2010

 


URCA realiza Seminário Pedagogia da Alternância a partir de hoje, dia 22

A coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Regional do Cariri – URCA realizará hoje e amanhã, dia 23, Seminário sobre Pedagogia da Alternância. O evento acontecerá na Residência Santa Teresinha, Av.: Horácio Pequeno S/N. Bairro Lameiro – Crato -CE. O Seminário contará com a participação dos alunos do Procampo, Professores, Entidades parceiras (ONGs, STRs, FETRAECE, MST, Cáritas, Grunec, UFC Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. O tema do Seminário “Pedagogia da Alternância” será ministrado pelo Professor Paulo Roberto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA – UFC. A coordenação do curso espera contar com a presença de todos neste momento de relevância para a Educação no Cariri e impar para a UNIVESIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA.

Imprensa debate sustentabilidade e meio ambiente em I Encontro Geopark e Mídia, nesta sexta

O Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) promovem, hoje, das 14 às 18 horas, no auditório do Campus Cariri, o I Encontro Geopark e Mídia. O evento pretende reunir jornalistas e radialistas da região em torno de propostas de contribuição da mídia para o desenvolvimento sustentável. A programação é composta por mesa-redonda sobre os temas “Mídia e Desenvolvimento Local” – apresentado pela professora da UFC, Rosane Nunes; “Turismo Sustentável” – discorrido pela professora e turismóloga, Evanir Morais, e “Geopark Araripe”, que terá o professor e coordenador executivo, Patrício Melo, como explanador do projeto. O I Encontro Geopark e Mídia constitui um evento de extensão, na medida em que promove interação entre a Universidade e a sociedade, incluindo em sua organização a participação de estudantes do curso de Jornalismo da UFC. No sábado, os formadores de opinião estarão tendo a oportunidade de participar de um ‘geotur’, com visita aos geossítios que constituem o Geopark Araripe, a partir das 1h30.
Lançamento da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks acontece na próxima terça-feira
Será realizado, na próxima terça-feira, dia 26, o lançamento da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks, na Sala de Vídeo, campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri – URCA, às 9 horas. Na ocasião, será concedida entrevista coletiva sobre a Conferência, com a presença da Secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE, Teresa Lenice Mota, e também do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, a Vice-Reitora, Antônia Otonite Cortez, e da Coordenação Executiva do Geopark Araripe. Órgãos de imprensa de toda a Região estão convidados a participar deste importante evento, que trará para a cena do Cariri os maiores estudiosos do mundo na área de Geoparks, além de integrantes de órgãos internacionais, como a Unesco.

Projeto “No Terreiro dos Brincantes” lança documentário sobre Mestra Zulene Galdino

O segundo documentário produzido pelo Projeto “No terreiro dos Brincantes” conta a história da Mestra Zulene Galdino. O lançamento acontecerá no dia 23, a partir das 18h30, na residência da Mestra, na Vila Novo Horizonte, no Crato. O Projeto “No Terreiro dos Brincantes” visa contribuir para o registro audiovisual das manifestações da cultura popular e é desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Coletivo Camaradas. O terceiro documentário está sendo produzido e resgata a história do Reisado Dedé de Luna, do Bairro Muriti, também da cidade do Crato.

URCA realiza I Colóquio sobre Formação Docente

O Grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho – GPET, do Departamento de Educação da URCA, realizará nos dias 26 e 27 de outubro, das 14 horas às 17 horas, no Salão de Atos da Instituição, o I Colóquio sobre Formação Docente. O evento discutirá nestes dois dias temáticas e questões relacionadas à formação do professor/educador que atua na educação básica e na educação profissional. As mesas de debates serão compostas pelos Profs. Manuel Bezerra Neto, Isabelle de Luna Alencar Noronha, Adriana de Silva e Sousa, Maria Dulcinéia da Silva Loureiro, Francisca Clara de Paula Oliveira (Depto. Educação/URCA), Francisca Laudeci Martins de Sousa ( Depto. Economia/URCA), representantes das CREDEs e do IFET-JN.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri – URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br – Crato, 22 de outubro 2010

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=30154

Postado por em 22 out 2010, 18:59. Arquivado em Regionais e Estaduais. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!



300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

outubro 2010
D S T Q Q S S
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -