Várzea Alegre quer demarcação de territórios

VAlegreVárzea Alegre. Este município localizado na região Centro-Sul do Ceará apresenta quatro localidades que têm identidade e maior proximidade com Várzea Alegre, mas que estão situados em municípios vizinhos: Cariús, Farias Brito e Lavras da Mangabeira. Os representantes de Associações Comunitárias solicitam a vinda de técnicos da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa para discutir e explicar sobre a definição territorial das áreas em questão.

O assunto foi discutido em reunião promovida pela Federação das Associações Comunitárias de Várzea Alegre (Famuva) com a presença do prefeito Zé Hélder de Carvalho. O presidente da Famuva, João Alves, disse que há o desejo da maioria dos moradores das localidades em integrar o município de Várzea Alegre, de quem recebe assistência de serviços de educação, saúde e onde fazem compras.

Quatro localidades apresentam esta característica. São elas: Sítio Charneca, Riacho do Meio dos Bilicas, Calabaço e Baraúnas. De acordo com informações da Famuva, Charneca pertence a Cariús, mas fica apenas 15km de distância de Várzea Alegre e a 50km do Município de origem. O Sítio Calabaço está localizado no município de Lavras da Mangabeira e Baraúnas em Farias Brito. “A maioria dos moradores busca os serviços essenciais em Várzea Alegre”, observou João Alves. “Muitos moradores possuem até domicílio eleitoral em Várzea Alegre”.

O representante da Associação Comunitária do sítio Charneca, Francisco Sátiro, confirmou que o sonho dos moradores da localidade é pertencer a Várzea Alegre. “Nós gostaríamos de saber como está sendo feito esse trabalho da Assembleia Legislativa”, indagou. “Nenhum membro da nossa comunidade recebeu visita técnica”. O Prefeito Zé disse que iria procurar o presidente da Comissão para obter informação do estágio em que se encontra o trabalho na região.

Durante o encontro, foi solicitada a inclusão de mais duas localidades, Aruca (Cariús) e Olho D´Água (Cedro). O presidente da Associação de Moradores, Francisco Antonio, esclareceu que “a comunidade enfrenta um grande problema, pois se trata de uma área de assentamento onde nove casas estão no território de Várzea Alegre e 13 em Cedro, dificultando a assistência aos assentados”.

Litígio

O presidente da localidade de Aruca, Antonio Barbosa, informou que a comunidade possui maior aproximação com Várzea Alegre por está distante apenas 18km, enquanto fica a 40km de Cariús. O presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luis Carlos Mourão, esclareceu que visitou algumas das comunidades em questão, juntamente com técnicos do IBGE para verificação do mapa, limite territorial entre Municípios e possível litígio. “Não há indefinição nessas áreas”, observou. “O que há é um sentimento, um desejo de pertencer a Várzea Alegre e isso é um outro processo de agregação de área”.

Mourão esclareceu que as áreas de litígio devem ser encaminhadas para a comissão na Assembleia Legislativa por meio de ofício, com as questões documentadas. Frisou que já houve acordo em 63 Municípios.

HONÓRIO BARBOSA
Repórter do Diário do Nordeste

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=75864

Postado por em 9 abr 2012, 21:30. Arquivado em Cariri, TOP. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Você pode comentar ou rastrear esta entrada

Escreva um Comentário

*


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -