Manifestações marcam hoje o Dia do Trabalho

Juventude e seca estão entre os temas a serem abordados nos eventos marcados para a manhã de hoje nos municípios

Crato. Hoje, a partir das 4 horas da manhã, os participantes da Caminhada da Fraternidade sairão da Paróquia de São Francisco, neste município, rumo ao Santuário dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte. O objetivo do evento, que é aberto a toda a população, é celebrar o Dia do Trabalho. Anualmente, a Igreja Católica organiza o evento, que este ano, terá como tema “Fraternidade e juventude”, devido à Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no próximo mês de julho, no Rio do Janeiro. A expectativa é que cerca de oito mil pessoas compareçam ao ato desta manhã.

CaminhadadafraternidadeA Caminhada da Fraternidade já é um evento tradicional no calendário do Cariri em comemoração à data. Sindicatos de Trabalhadores Rurais se unem às Pastorais da Igreja Católica e promovem o ato aberto ao público FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Durante o percurso, acontecerão duas paradas. Na primeira, os participantes irão divulgar o sentido da Campanha da Fraternidade de 2013. Já o segundo momento será dedicado ao Dia do Trabalho, quando os participantes farão citações sobre o desenvolvimento das leis, normas e direitos adquiridos por eles. Também vão ser abordadas as funções dos homens do campo, operários do comércio e da indústria, além das dos funcionários públicos. Todos os que estiverem presente terão acesso às informações sobre as conquistas dos setores e poderão expressar o que estão esperando dos poderes públicos.

Todas as Pastorais da Igreja Católica irão incentivar os jovens a mudar os hábitos e atitudes, no sentido de seguir os princípios da religião. Na chegada ao Santuário dos Franciscanos, haverá a bênção dos trabalhadores e um café da manhã comunitário aberto a todos.

Segundo um dos organizadores da Caminhada, Francisco Inglês dos Santos, por ser muito complexo, o tema da seca, que está provocando prejuízos aos trabalhadores rurais, não será abordado durante o evento. Porém, na sua opinião, os poderes públicos devem estar mais empenhados para desenvolver ações de combate à estiagem. “Não resta dúvidas que a seca é um dos pontos que mais tem gerado problemas no Nordeste. Hoje, os trabalhadores estão sofrendo com as mortes de seus animais, com a falta de pasto e alimentação para as famílias. Essa é uma situação muito delicada”, afirma.

Atualmente, os incentivos dos programas governamentais destinados aos trabalhadores da zona rural não são totalmente eficazes e nem suficientes para proporcionar qualidade de vida e garantir renda para as famílias. No Cariri, o atraso do milho para ração animal distribuído pela Conab está sendo um problema para os pecuaristas.

Centro-Sul

O Dia do Trabalho será comemorado em Icó com a tradicional manifestação que reúne milhares de produtores rurais, sindicalistas, servidores públicos e integrantes de movimentos sindicais e sociais. Neste ano, as principais reivindicações estão relacionadas com a seca que castiga o sertão desde 2012. Os agricultores solicitam a regularização da venda de milho pela Conab, obras de abastecimento de água e apoio à produção agrícola.

Por volta das 8 horas, os manifestantes reúnem-se no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó (STRI) para um café da manhã comunitário. Depois, o grupo segue pelas principais ruas do centro histórico, que é tombado desde 1997 pelo Iphan.

A programação inclui participação de violeiros, sanfoneiros e artistas populares. “Haverá uma manifestação em frente à Câmara de Vereadores”, disse o diretor do STRI, Emanuel Bonfim de Lima, mais conhecido por Novo. Em frente ao Legislativo, os manifestantes vão apresentar reivindicações referentes à melhoria de serviços públicos nos setores de educação, saúde, assistência social e estradas vicinais. O ato vai terminar em frente à Igreja de São José, com bênção do padre Rogério Freitas e pronunciamento das lideranças comunitárias e sindicais.

No Sertão Central, o Dia dos Trabalhadores será comemorado com festas, manifestações, caminhadas e seminários nas cidades da região. Em Quixeramobim, um grupo de apoio ao Ministério Público e a Justiça pretende reunir cerca de cinco mil manifestantes, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dali partem com destino à Praça Capitão Dias Ferreira, onde fica situado o Paço Municipal. A manifestação dos “caras pintadas” contra a corrupção tem início previsto para as 9 horas e será encerrada com ato público.

No mesmo horário o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) de Choró pretende realizar uma caminhada. Em seguida haverá um seminário. São esperados aproximadamente dois mil trabalhadores rurais de todo o Centro do Estado e Maciço do Baturité. Os participantes se concentrarão no ginásio poliesportivo José Airton Campelo. Conforme o presidente do Sintraf, Valcir Alves dos Santos, a festa será encerrada com uma feijoada e sorteio de brindes para os trabalhadores.

Na maior cidade da região, Quixadá, a Prefeitura Municipal programou para a noite de ontem, véspera de 1º de Maio, a Festa do Trabalhador, na Praça José de Barros, com shows e sorteio de prêmios.

Para hoje, o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep) e o Sindicato dos Comerciários resolveram unir forças e promover juntos uma festa para os trabalhadores na AABB.

YAÇANÁ NEPONUCENA/HONÓRIO BARBOSA/ALEX PIMENTEL
REPÓRTERES/ COLABORADOR do Jornal Diário do Nordeste

URL curta: http://www.crato.org/chapadadoararipe/?p=92302

Postado por em 1 mai 2013, 22:21. Arquivado em Cariri, TOP. Você pode seguir qualquer comentário deste post através de RSS 2.0. Comentários e pings estão desabilitados

Comentários estão desabilitados


Música de Qualidade - 24h!

300x250advert

VIDEOS EM DESTAQUE

GALERIA DE FOTOS

Previsão do Tempo


EDIÇÕES ANTERIORES

maio 2013
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Rede Blogs do Cariri




Clique no Logo acima e visite o site oficial da Rede.

Mural Chapada do Araripe



TV CHAPADA DO ARARIPE



A TV Chapada do Araripe é composta por uma coleção de vídeos, entrevistas e reportagens. Escolha o vídeo que deseja assistir, clicando sobre o título. Veja mais detalhes na página da TV Chapada do Araripe.

HOMENAGEM DA SEMANA


CORREINHA

O Chapada do Araripe presta homenagens a um dos maiores mestres da cultura popular que faleceu em Crato recentemente, Francisco Correia de Lima, o Correinha, artista de várias linguagens atuante no município do Crato. Mestre Correinha nasceu no município de farias Brito no dia 14 de fevereiro de 1940, mas era um amante inveterado do Crato, município ao qual costumava fazer referências em suas canções. Talvez por não ter tido seu nome incluído nas listas anuais de mestres reconhecidos pelo Governo do Estado desde 2004, mestre Correinha tenha sido sepultado em meio a homenagens comoventes de moradores do município, mas, como ressaltaram amigos e familiares, sem o devido destaque por parte do Poder Público. Situação destacada durante a sua missa de corpo presente, enriquecida pelo acordeon de Hugo Linard, com quem Correinha gravou recentemente, 15 canções que agora constituem o último registro de sua obra. Segundo o próprio Hugo Linard, as canções registradas nesse último trabalho de Correinha em estúdio são, na maioria, inéditas. ´Ele gravou também ´Belezas do Crato´, mas as outras não tinham registro´, diz, citando canções como ´Coisas do meu sertão´, ´Exaltação a Barbalha´, ´Crato de Açúcar´ e ´Meu Cariri´ e ´Balanceio´. ´Fazia tempo que a gente tava cutucando ele, dizendo que ele tinha que gravar de novo. Ele fez dois compactos e outros discos, no tempo do vinil, além de vários cordéis´. Hugo Linard chama atenção para aspectos peculiares da trajetória de Correinha. ´Ele mantinha um bar aqui no Crato e ainda trabalhava como agente carcerário. Era tão querido que os presos pediram à família por ocasião do seu velório, para deixar um pouco o corpo dele lá na cadeia, para eles o homenagearem´.
Dalwton Moura

Jornal do Vicelmo

Todos os dias na Rádio Chapada do Araripe - Internet, a partir das 07:00, ouça o Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo. O Jornal é retransmitido da Rádio Educadora do Cariri em tempo real. Você pode ouvir o programa através da nossa imensa rede de Blogs e websites. Alguns programas antigos estão disponíveis no nosso website Jornal do Vicelmo.

AUXÍLIO À LISTA

Dicas de Filmes



Por trás de todo o grande homem se esconde um professor, e isso era certamente verdade para Bruce Lee que aclamava como seu mentor um expert em artes marciais chamado Ip Man. Um gênio do Wushu (ou a escola de artes marciais da China), Ip Man cresceu numa China recentemente despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das Cinzas graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu - finalmente treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip.

Como Publicar seu Artigo


Agora você pode entrar em contato conosco diretamente. Se vc deseja publicar algum artigo que julgue importante para o Cariri, entre em contato conosco. Todos os artigos aprovados serão devidamente creditados aos autores. Os melhores artigos merecerão destaque, e se continuados, os escritores e cronistas poderão se tornar membros permanentes doportal Chapada do Araripe. Contatos: MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

Quem somos Nós

O Chapada do Araripe é um site sem fins lucrativos, que visa promover a imagem da região do cariri cearense na Internet. Se você deseja publicar algum artigo no portal Chapada do Araripe, entre em Contato conosco.

Direitos Autorais:

DM Studio – Comunicação & Marketing. Algumas partes do Chapada do Araripe estão sob uma “Licença Creative Commons”, e outras, de acordo com seus respectivos autores, com “Todos os Direitos Reservados” –

www.chapadadoararipe.com - 2012

Contatos: Dihelson Mendonça – MSN e E-mail: blogdocrato@hotmail.com

© 2014 Chapada do Araripe - -